sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Como tratar do bebê.

Evitar colocar o bebé na incubadora, exceto quando for estritamente necesssário por razões médicas, tais como prematuridade. Sempre que possível, ter o bebé num berço e sobre um colchão suave, de forma que não cause dano à pele. Se for necessário levantar o bebé com as mãos, deve-se virar o bebé de forma a que fique de lado, colocando as nossas mãos por baixo da sua cabeça e debaixo das nádegas evitando assim a produção de flictenas. Nunca se deve agarrar o bebé por debaixo dos braços, relembre que qualquer tipo de fricção lhe pode produzir flictenas e perda de pele, pelo que devemos ter o cuidado de o segurar bem.

Flictenas
As flictenas (pequena ampola vesicular, de origem traumática, transparente e formada por serosidade subepidérmica) cheias deverão ser abertas com uma agulha estéril para evitar que se extendam à pele sã circundante. Não é necessária a utilização de um curativo (penso) quando permanece a membrana que cobre a flictena.

Anestesia
Antes de qualquer mudança de curativo (penso), deve ser administrada uma anestesia correta, necessária para manter o bebé sem dor mantendo um bem estar geral.

Feridas
As feridas devem ser tratadas com curativos não aderentes.
A empresa Mölnlycke fabricante de curativos para esse tipo de doença indica o Mepilex e o Mepitel (veja detalhes dos procedimentos abaixo).
Conforme a Mölhlycke a escolha do material para o curativo está limitada ao grupo de pensos definidos como não aderentes, que se comportam de um modo diferente sobre a pele com EB. Mepilex (da Mölnlycke) proporciona o melhor ambiente para a cicatrização da ferida e não representa uma ameaça para a pele circundante durante as mudanças do penso. Indicado para as feridas que transpiram pouco ou para as que têm EB Simples, que reagem de forma adversa aos pensos mais espessos; Mepitel (da Mölnlycke) É um penso muito mais confortável. O penso absorvente secundário (que deve ser colocada sobre o Mepitel) deve ser mudado diariamente para limpar o suor e a transpiração e para verificar o estado da ferida, isso é possível graças à estrutura porosa de Mepitel, que permite observar a ferida sem necessidade de mudar o penso. A mudança de Mepitel deve ser realizada a cada 4 ou 7 dias (dependendo das condições da ferida).

Um comentário:

  1. Adorei a imagem comparativa da borboleta simbolizando a fragilidade das crianças com E.B.,sou enfermeira estomaterapeuta,representante dos curativos da Molnlycke no RJ,e no meu cartão de visitas há o desenho de uma borboleta,tem tudo haver com cuidado tissular,devido a fragilidade que ela representa.Enf.Katia Rosane tel(021)8545-8524.e-mail=katia-rosane@hotmail.com

    ResponderExcluir